O que é autismo?
Os primeiros relatos publicados sobre autismo foi em 1943, por Kanner, seguido de Hans Asperger em 1944, passando por diversos conceitos e classificações como sendo parte da psicose ou esquizofrenia, foi na década de 80 que passou a fazer parte dos Transtornos Globais do desenvolvimento (Bosa).
Ao analisar os artigos de Cleonice Bosa ao fazer uma longa reflexão sobre os estudos e pesquisas realizados até os dias atuais , compreende-se que autismo ainda é um enigma a ser desvendado.
Segundo o vídeo acima percebe-se que "uma criança autista prefere estar só, não forma relações pessoais íntimas, não abraça, evita contato de olho, resiste às mudanças, é excessivamente presa a objeto familiares e repete continuamente certos atos e rituais". Esses são claramente os sintomas externos apresentados por aqueles que tem a síndrome. Os estudos tem evoluído no sentido de compreender o porque de determinadas atitudes, por exemplo, ao dizer que uma criança autista não olha nos olhos de outra pessoa pode-se levar em consideração os estudos de Dawson (1989), ele sugere que a criança autista não fiza o olhar por não compreender o sentido de tal ação, assim como não forma relações íntimas com as pessoas por talvez não conseguir compreender ou relacionar nos sentimentos às ações e não necessariamente que ela não sinta carinho e afeto, apenas não saiba ou não compreenda a forma de expressar-se. Esta comprovado que o ambiente de convívio em que a criança autista esta inserida é de fundamental importância para seu desenvolvimento, assim bem como toda criança precisa de um lar bem "ajustado" para seu desenvolvimento ser saudável. Um autista dependerá da interação social para o seu desempenho social.
Para compreender o autismo é preciso se despir das velhas ideias e opiniões, é enxergar a vida de múltiplas formas, e crer na capacidade que o homem tem de se reinventar, é preciso querer compreender e aceitar sem discriminação. è ter a consciência de que ser diferente é normal. (Baseado na reflexão de Bosa)Trabalho realizado para a disciplina de Psicologia Educacional dos Portadores de Necessidades Educativas Especiais (FURG) a partir da leitura dos textos Autismo: Atuais interpretações para antigas observações- Cleonice Bosa e Atenção Compartilhada e Identificação Precoce do Autismo -Bosa-2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário